segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Você é o que você come"


Alimentar-se é parte do nosso dia-a-dia e, mesmo quando não pensamos sobre o assunto, estamos fazendo escolhas sobre o que consistirá nossa alimentação. Hoje em dia, existe um grande interesse em alimentar-se de forma correta, pois já está comprovado que o tipo e forma de alimento que ingerimos é fator essencial para nossa saúde. Uma má alimentação pode comprometer nosso bem estar, diminuindo nossa energia e nossa capacidade de resistir às doenças e ao estresse da vida moderna, alimentar-se de forma incorreta também contribui para que haja o envelhecimento precoce e a diminuição na qualidade de vida.
Tendo em vista os maus hábitos alimentares da vida moderna e o sedentarismo, muitos médicos e nutricionistas têm indicado o uso de suplementos alimentares como forma de equilibrar a dieta, suprir as carências nutricionais e melhorar o funcionamento do organismo. Suplementos alimentares, que antes só interessava a esportistas, hoje não só faz parte da dieta de todos os praticantes de atividades físicas como também de todas as pessoas que desejam manter a SAÚDE, controlar o PESO, ter mais DISPOSIÇÃO e ENERGIA, enfim ter um estilo de vida mais SAUDÁVEL.
Todo ser humano tem uma necessidade nutricional para que seu organismo funcione adequadamente, essa necessidade pode variar para cada pessoa, visto que a maioria dos alimentos consumidos hoje pela maior parte da população hoje, estão com déficit de nutrientes, pois estão cheios de agrotóxicos, hormônios e outros componentes que podem trazer grandes malefícios a saúde, além é claro, do excesso de gordura, sal, açúcar que são responsáveis por grande parte das doenças da vida moderna.
Dentro desse contexto entra a suplementação alimentar, capaz de complementar no organismo as necessidades básicas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais que a alimentação não consegue mais suprir.
O nutricionista Maurício Silveira explica que: “Aqui no Brasil ainda é uma prática que está começando a se difundir e que sofre discriminação por falta de informação”.
Para alguns especialistas, a maioria das pessoas deve utilizar a suplementação para melhorar a qualidade de vida como um todo, e não somente como forma de melhorar o desempenho nas atividades físicas. A suplementação pode alavancar o desempenho mental, retardar o envelhecimento e até mesmo ajudar na prevenção de doenças.
Sendo assim, nota-se que ter hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercício físico regularmente, não só ajuda a manter a forma física como também pode preveni contra várias doenças. Então comece hoje mesmo a levar um estilo de vida mais saudável e aproveite o que a vida tem a oferecer de bom, com muita saúde, energia e disposição.